top of page
Foto do escritorVandinho

Moabe Macedo: valeu a pena criar inimizades durante o pleito eleitoral?


As eleições terminaram na maioria do país. Como ficarão agora os relacionamentos amorosos, familiares ou de amizade que se abalaram pelo apoio a partidos ou candidatos(as) opostos? Na política, é comum vermos adversários se unirem por interesses comuns, mas e as relações pessoais, marcadas por discussões em defesa de “seus” candidatos(as)? Será que vão voltar ao que eram antes?


Muitas pessoas perderam a noção do valor do respeito, algo essencial nas relações. Vimos nas redes sociais verdadeiros ataques, norteando as campanhas. Em cidades pequenas, onde se esperaria mais respeito, já que grande parte das pessoas se conhece, o efeito foi contrário: agressões de tão baixo nível que nos fazem duvidar da racionalidade de quem as cometeu. Publicações que incitam à violência e tentativas de destruir a imagem e autoestima de outros foram justificadas com o pseudo objetivo de “defender” um partido ou candidato(a).


Com esse clima criado, será que a postura vai mudar, em prol do diálogo, da paz e da compreensão? Não há problema em pensarmos de forma diferente. Pelo contrário, o debate de ideias enriquece o conhecimento e valoriza o pensamento crítico. Vivemos num Estado Democrático de Direito, onde o pluripartidarismo e a diversidade política devem permitir representações variadas no poder ou na sua fiscalização. A democracia deve ser construída no debate de ideias, na troca de opiniões, e não no desrespeito.


Será que ver “seu” partido ou candidato(a) vencedor(a) ou derrotado(a) valeu a pena, se o custo foi destruir ou enfraquecer essas relações? A vitória de um partido ou candidato(a) trará de volta o respeito perdido nas discussões? Precisamos amadurecer. Aceitar as diferenças dos outros, mesmo quando parecem erros aos nossos olhos, faz parte da construção do respeito. Adaptar-se mutuamente, conviver com as diferenças, é fundamental. Mas o respeito nunca deveria ser perdido devido a ideias conflitantes.


Por dias melhores, tanto na vida quanto nas redes sociais: respeito às opiniões; críticas construtivas em vez de ataques. Por uma DEMOCRACIA COM RESPEITO! Por, Moabe Macedo.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page